domingo, 13 de maio de 2007

e06

Agregadores:
São programas que organizam as informações que são vistas de forma final pelo usuário. Esses programas são receptores de RSS Feed, uma tecnologia que permite distribuir e receber conteúdo (texto, som, vídeo) sem a necessidade de acessar um website para poder recebê-lo.

Exemplos: iTunes, player de música da Apple, Podcast, que você pode inserir arquivos XML que vão direcionar seu agregador até a distribuição de notícias do portal tal, ou o podcast da rádio tal.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agregador

Exemplos de agregadores gratuitos na web:
Feeddemon - http://www.feeddemon.com/
Puck - http://www.pluck.com/index.html
Rss Bandit - http://www.rssbandit.org/

Diferenças:
Aparência
Assunto
Você escolhe o assunto sobre o qual você quer notícias atualizadas, e recebe através do seu agregador, portanto você não precisa ficar buscando na web. A informação chega até você!

Significado:

RSS é a Sigla de “Really Simple Syndication”. É a “nova” forma de distribuir noticias na Internet, começou a ser usado na década de 90.

RDF "Resource Description Framework' é uma linguagem para representar informação na Internet. São modelos ou fontes de dados tendo como principais objetivos criar um modelo simples de dados, com uma semântica formal. Os arquivos RDF têm três componentes básicos: recurso, propriedade e indicação, o que torna a linguagem altamente escalável.
Atom é o nome dado a um estilo baseado em conteúdo XML e meta data, ou seja, é um protocolo ao nível da aplicação para publicar e editar Fontes web que são periodicamente atualizadas, como por exemplo Blogs.

Função:

Blog:

RSS -Depois do site adicionado, você não precisa visitar todos os seus sites favoritos para saber o que eles publicaram, pois o software o avisa toda vez que uma nova informação for publicada em tempo real, mesmo que não esteja online no momento exato que fora feita a publicação, assim que seu leitor checar o conteúdo, ele faz a sincronia e faz downaload de todas as notícias.

RDF- Descrever propriedades para itens de compra, descrever cronogramas de eventos, descrever bibliotecas eletrônicas e descrever informações sobre paginas da web.
Atom- O funcionamento deles não difere das Markup Languages tradicionais, com cabeçalhos, títulos e corpo como no HTML 4.0.

Podcasts:

RSS- foi desenvolvido um elemento para o RSS chamado de enclosure, que permite incluir no arquivo um link para outro arquivo (no caso dos podcasts um arquivo de áudio geralmente em mp3), que é baixado para a máquina do usuário. Os programas próprios para baixar os podcasts, que podem ser encontrados para diversas plataformas, nada mais são que agregadores que baixam estes arquivos de áudio e adicionam os mesmos ao tocador de mp3 favorito do usuário. Desta maneira, você não tem que se preocupar em verificar constantemente se seu programa favorito teve uma nova edição, bastando adicionar o link para o RSS e deixar seu Agregador automaticamente baixar o arquivo. Com isso, basta o autor do podcast atualizar o arquivo xml, que todos seus ouvintes terão o programa em suas máquinas sem nenhum tipo de preocupaçãoQuando o podcaster quiser adicionar um novo programa, é só acrescentar o código do novo item acima do antigo item, com a data atualizada. O próprio agregador de podcasts vai se encarregar de verificar esta data e baixar apenas os programas novos.

RDF-

Um comentário:

Anônimo disse...

Uno ejemplo de aplication del XML es esta tecnología.