domingo, 13 de maio de 2007

e07

Freeware é um programa gratuito para o público, ou seja, você não precisa pagar nenhum tipo de licença para usá-lo. Por outro lado, também a sua comercialização, direta ou incluída em pacotes pagos, não é permitida pelo autor. Pode ser utilizado por período indeterminado ( ele não deixa de funcionar ou perde parte da sua funcionabilidade depois de algum tempo).

Shareware é uma modalidade de distribuição de software em que você pode copiar, distribuir com algumas restrições (não pode vender) e pode usar experimentalmente por um determinado tempo. Mas você se propõe a pagar uma taxa (geralmente pequena em comparação a outros softwares proprietários) caso queira usar sistematicamente. Passado o tempo de avaliação do usuário, o software pode parar de funcionar, perder algumas funções ou ficar emitindo mensagens incômodas de aviso de prazo de avaliação expirado.

Open source, em português chamado de código aberto, é um tipo de software cujo código fonte é visível publicamente. O software de código aberto respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation. Mas, não estabelece algumas restrições como as contidas na GPL. Ele é advogado pela Iniciativa do Código Aberto (Open Source Initiative).

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Freeware
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shareware
http://pt.wikipedia.org/wiki/Opensource

Diferenças:
O Fireware, você não paga pra usar, não tem um período determinado para usá-lo, e não perde as funções.
O Shareware, você paga pra usar de modo sistêmico, por um determinado tempo, e se você deixar de pagar ele perde suas funções, e você tem um prazo de avaliação para ver se você gosta.
Open source é um código aberto, que qualquer pessoa pode entrar, pegar as informações, e melhorá-las, um exemplo disso é o FireFox.



Spyware consiste em um programa automático de computador, ele pega informações sobre o usuário, sobre seus costumes na Internet (os sites mais acessados pela pessoa) e transmite esta informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento e o seu consentimento.

Não é seguro, pois ele pode roubar suas senhas bancárias, suas senhas de usuários, além de deixar a máquina lenta, e atrapalhando quando você está navegando, tentando te vender coisas que você não pediu, diferentemente do Agregador, que você assina para ter informações sobre um assunto que você deseja.


No caso do Jornalismo, poderíamos dizer que, existem fontes de noticias abertas que passam as informações gratuitamente. Mas também existem, na maioria dos casos, as informações que são comercializadas. Temos também no caso de tvs a cabo, os canais oferecidos por um tempo determinado gratuitamente para a degustação, após o tempo são bloqueados para so quem paga pelo uso dos mesmos, isto poderíamos fazer uma analogia share-ware, na infomatica. A dinâmica das novas tecnologias de Informação nos abre um campo muito vasto de novas formas de comunicar.

http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário: